Aprenda como deixar seus dados mais seguros, evitar fraudes e tentativas de invasão nas suas redes
O aumento das tentativas de golpes e invasão de aplicativos estão cada vez mais constantes, é só conversar com um amigo, que ele contará que já teve essa experiência ou que alguém próximo a ele já passou por essa situação. Com isso, vem à tona a questão: como proteger os dados, como senhas, informações bancárias e outros, que estão dentro de cada smartphone?
Leia a seguir 3 dicas de como proteger seu celular e a privacidade das suas informações e quais configurações utilizar.
- Atualize sempre!
Atualizar o sistema operacional e os aplicativos é fundamental para trazer mais segurança ao celular, não apenas para melhorar a performance do sistema em si, mas também serve para aprimorar o código-fonte dos aparelhos, evitando possíveis falhas no sistema.
No Android, para atualizar os aplicativos, basta ir até a Play Store, tocar no ícone do perfil, selecionar a opção “Gerenciador de Apps e Dispositivos”, escolha o “Gerenciar”, após toque em “Atualizações Disponíveis” para ver quais apps podem ser atualizados. E para o update do sistema, acesse “Configurações”, toque em “Sistema” e por fim em “Atualização do Sistema”. Para ver o status da segurança, entre em “Configurações” e acesse “Segurança”.
Já no IOS, os apps são atualizados automaticamente, mas caso deixe no manual, vá até a Apple Store, toque no ícone do perfil, role para baixo e veja as atualizações pendentes. Para deixar o sistema na sua última versão, vá até “Ajustes” e escolha “Geral”, após toque em “Atualização de software”.
- Faça senha fortes e seguras
Começar pelo mais importante: não use a mesma senha em mais de um aplicativo! Muitas pessoas tendem a fazer isso para facilitar na hora de lembrar as senhas, mas não é uma boa ideia. Outra coisa é não anotar suas senhas no próprio celular, seja no e-mail ou bloco de notas, em vez disso, prefira utilizar um papel e guardar dentro da carteira ou bolsa.
Na hora de criar uma senha, a dica é: utilizar letras maiúsculas e minúsculas, usar números (mas não em sequência, hein) e caracteres especiais, assim ficará mais difícil para outra pessoa ter acesso. Uma ótima opção, também, é usar gerenciador de senhas, como o True Key ou 1Password.
- Autenticação de dois fatores e proteção integrada
Para deixar seu aparelho mais seguro, é recomendado utilizar proteções integradas. Isso impede que outras pessoas, mesmo com sua senha e login, tenham acesso a sua conta. Tanto Android quanto IOS têm esses recursos e podem ser aplicados em seu celular.
A autenticação de dois fatores é mais uma camada de proteção voltada para suas redes sociais, como WhatsApp, Facebook e Instagram. Essa segunda verificação pode ser feita através de SMS, e-mail, token e os próprios autenticadores, como o Google Authenticator. A dica é você utilizar um e-mail “reserva” que não tenha logado em seu celular para aplicar a ferramenta de dois fatores, assim se torna mais seguro.
-
Dicas como essas sempre são relevantes, por isso não deixe de compartilhar esse link com o intuito de ajudar outras pessoas a deixarem seus celulares mais seguros. E se você estiver pensando em trocar de aparelho por um smartphone mais ágil, entre no site da Lojas MM e conheça os modelos disponíveis.