A primavera é indiscutivelmente uma das mais belas estações do ano. Nela nós podemos sempre contar com dias mais longos e ensolarados, campos cheios de flores e espirros. Muitos espirros!
Quem sofre de rinite, asma e outras doenças sazonais acaba se tornando um prato cheio para se tornar uma vítima da estação das flores. O pólen, a poeira e a mudança de temperatura são duas das principais causas do sofrimento dos alérgicos nesse período.
Em resumo, alergias são reações errôneas do corpo humano a elementos que deveriam ser inofensivos, assim causando irritações nas áreas mais sensíveis do corpo, como os olhos, pele e vias respiratórias.
Infelizmente, não há cura para esses casos, mas há modos de aliviar os sintomas sem precisar recorrer a antialérgicos e demais tratamentos invasivos, sendo recomendado vedar com fita adesiva as janelas dos quartos para evitar entrada de impurezas, aspirar o pó dos cômodos, ou o simples uso de um umidificador. Hoje nós vamos falar um pouco sobre o último caso.
Mais do que um simples “arzinho refrescante” ou um “cheirinho bom”, o umidificador é um grande aliado na luta contra as alergias.
Vendido nas mais diversas formas e tamanhos, existem umidificadores para diversos cenários e ocasiões, sendo a principal delas manter o nível de umidade do ar num padrão ideal, o que é excelente para contrastar com as ondas de calor e com a necessidade de ficar em ambientes fechados para evitar com as impurezas, o que facilita a respiração.
Como dito anteriormente, também é mais do que uma fonte de aromas agradáveis, pois alguns dos umidificadores são voltados para o uso de óleos essenciais, e alguns deles são bem úteis no combate a alergias.
O uso terapêutico de óleos essenciais é chamado de aromaterapia e consiste no uso de apenas algumas gotas de extratos oleosos de vegetais num difusor, assim funcionando como uma espécie de aparelho de inalação que acaba por utilizar um cômodo inteiro ao invés de uma máscara.
Os óleos essenciais mais comuns para tratamentos de alergias respiratórias são: eucalipto radiata, hortelã-pimenta (peppermint), alecrim,lavanda, capim-limão, entre outros. Eles são facilmente encontrados na internet ou em lojas físicas e não tem necessidade de receita médica para aquisição. Contudo, vale ressaltar que apesar de indicados ao uso humano, determinados óleos essenciais podem ser tóxicos para os pets. Pesquise antes de fazer sua escolha.
E, para quem está em busca de bons modelos de umidificadores para trazer leveza para o ar que respira em casa, pode encontrar no site da Lojas MM!