Como cuidar da sua piscina neste verão?

Outros 03/01/2024 • 5 min de leitura

Como cuidar da sua piscina neste verão?

Um dos maiores prazeres nestes dias quentes é entrar numa piscina e se refrescar. Porém ao longo do ano temos a tendência de negligenciar as nossas piscinas, sejam elas fixas ou infláveis.

Cuidar de sua piscina pode ser complicado para quem não tem o hábito de usá-la com frequência, então hoje, a Lojas MM traz 5 dicas para você se refrescar com saúde, segurança e economia.

1- Frequência de limpeza

A frequência da limpeza da sua piscina é muito relevante para diversos fatores ao longo do verão, mas principalmente no que se refere a economia e saúde.

Economicamente falando, é mais barato e sustentável manter sua piscina limpa do que simplesmente descartar a água e repor constantemente.

Quanto à saúde, uma piscina limpa impede a proliferação de microrganismos nocivos, parasitas e em especial aqui no Brasil, a criação de focos de dengue.

Sendo assim, a limpeza deve também variar de acordo com o uso. Então, caso use a piscina diariamente, pode ser que você precise limpá-la completamente com a mesma frequência, mas em geral a limpeza a cada 2 dias já é suficiente para quem faz um uso maior.

Não podemos esquecer sobre a remoção de folhas e demais sujeiras que apareçam. Essa limpeza deve ser feita diariamente.

 

2- Produtos para a manutenção da piscina

A limpeza mais profunda e regulagem de pH exige alguns produtos fáceis de encontrar.

Eles são o cloro, necessário para a manutenção semanal; Corretor de alcalinidade e pH para o tratamento correto, que ajuda na economia de cloro e evita desperdício de tempo e produtos químicos; Clarificante, para remover o aspecto turvo da água após a aplicação do cloro; E o algicida, perfeito para inibir a proliferação de algas que deixam a água esverdeada.

 

3-  Como limpar

O primeiro passo é a remoção de folhas, galhos e demais resíduos que podem se acumular na água, isso pode ser feito com uma rede e uma um aspirador.

Depois, faça a análise da água, controlando o nível de pH e alcalinidade. É possível fazer isso com um estojo teste, muito fácil de utilizar, depois é só utilizar os produtos citados no tópico 2.

 

4- Ir além da água

Lembre-se da parte física da piscina, que deve ser esfregada para remoção de acúmulos de sujeira que podem resistir aos produtos químicos.

Devemos limpar também a virada externa, evitando acúmulo de impurezas que possam entrar em contato com a água.

 

5- Piscinas infláveis

Além de todos os métodos citados acima, que valem para ambos os casos, quem tem uma piscina inflável precisa se preocupar principalmente com a localização onde ela será colocada. Terrenos instáveis podem danificar a piscina, ou mesmo ferir o usuário. Árvores podem dar uma boa sombra, mas também causam um grande acúmulo de impurezas de um dia para o outro, podendo ser relevante o uso de uma capa protetora.

Pensou em se refrescar nesse verão mas não tem espaço para uma piscina  fixa? A Lojas MM possui uma grande variedade de piscinas e demais acessórios para deixar seu verão mais fresco e confortável!

Confira!