Cuidados que você ainda não sabe na hora de lavar roupas

Eletrodomésticos 21/06/2023 • 3 min de leitura

Cuidados que você ainda não sabe na hora de lavar roupas

Com o excesso de informações na internet, às vezes acabamos caindo em mitos e inverdades sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre os cuidados com a casa, utensílios domésticos e até mesmo na hora de lavar roupas.
 

Isso pode acabar atrapalhando as tarefas do dia a dia e prejudicando a conservação das nossas coisas. Por exemplo, você sabia que o excesso de amaciante pode ter o efeito contrário e deixar as roupas duras?


 

Existem muitos cuidados que você pode não saber na hora de lavar e preservar as roupas. Além disso, existem também algumas práticas que vão facilitar a lavagem e secagem das peças nos dias mais frios, em que parece que nada seca direito ou que as roupas secam com cheiro ruim.
 

Então, segue uma lista de práticas que vão te ajudar a lavar suas roupas e ainda preservá-las para durarem por mais tempo!
 

1. Verifique as etiquetas das roupas para conferir as instruções de lavagem e secagem. Assim, você vai saber o que pode e o que não pode. Por exemplo, algumas roupas não podem nem ser torcidas! Mas não se preocupe, você tem como saber tudo que precisa para conservar a sua peça, basta olhar a etiqueta e interpretar os símbolos presentes nela. Se você não sabe o que cada símbolo quer dizer, pode conferir aqui e entender certinho sobre lavagem, secagem, ferro de passar e uso de alvejantes corretos para cada peça de roupa.
 

2. Avalie a necessidade da lavagem, pois, querendo ou não, lavar a roupa desgasta o tecido, a costura e a estampa da peça. Então, não lave roupas que não estão realmente sujas. Usou uma blusa para ir rapidinho à padaria? Dá para usar novamente antes de lavar. Isso vai economizar tempo, água, energia elétrica e produtos e vai preservar suas peças.
 

3. Evite esfregar demais uma peça ou deixá-la por muito tempo de molho, pois essa duas práticas podem esgarçar e desgastar o tecido. Para retirar manchas, prefira usar produtos próprios para essa função, que vão agir sem danificar a roupa, ou conte com uma lavadora com ciclo para tirar manchas, com a rotação e tempo adequados para remover manchas sem estragar a roupa.
 

4. Não coloque as roupas para secarem debaixo do sol, pois o sol queima as peças, danifica as fibras do tecido, deixando-o duro, e ainda pode encolher a roupa. Em vez disso, deixa o varal à sombra, em um local fresco e arejado, para evitar que as roupas fiquem com mal-cheiro após secarem.

Dica extra de secagem: não pendure roupas pesadas no varal, pois podem secar deformadas. Em vez disso, estenda a peça sobre uma toalha para secar esticadinha, sem alterar o formato.
 

5. Aposte no vinagre branco no lugar do amaciante. Sabe quando as roupas saem da máquina de lavar com manchas brancas? Isso acontece pelo excesso de sabão e/ou de amaciante, então, o vinagre branco se torna um ótimo aliado para retirar bem esse excesso das peças e, ainda, age como bactericida.
 

6. Se você não tem um espaço externo ou ventilado para secar suas roupas sem demora e sem que fiquem com aquele cheiro desagradável de “secado dentro de casa”, pode optar por uma máquina lava e seca, que vai realizar duas tarefas de uma vez só e te livrar da problemática de secar roupas durante o inverno e o tempo frio e úmido. Além disso, alguns modelos ainda contam com ciclos esterilizadores, que vão livrar as roupas de bactérias e alérgenos, evitando problemas respiratórios - tão comuns nessa época do ano.

Gostou dessas dicas de cuidados na hora de lavar as suas roupas? Então, veja mais conteúdos do Blog MM sobre rotina, casa, tecnologia e bem-estar! :)