Um dos instrumentos mais comuns de serem encontrados por aí são os violões. Bonitos, versáteis, facilmente portáteis e acessíveis em valor, eles são excelentes para quem tem interesse em entrar no mundo da música.
Todo músico, amador ou profissional, sabe que um instrumento musical é mais do que uma ferramenta, mas sim uma espécie de companheiro a longo prazo, com o qual todos têm um certo nível de comprometimento com a manutenção.
Levando em consideração esses pontos de vista, nós da Lojas MM listamos quatro dicas essenciais para preservar ainda mais seu violão ou outro instrumento de cordas!
1- Utilize uma flanela seca e limpa
Os violões tradicionais são feitos de madeira, e facilmente suscetíveis à deformação ou proliferação de fungos em decorrência da umidade caso seja utilizado um pano molhado para a limpeza.
Por outro lado, ao utilizar uma flanela com álcool, o efeito pode ser contrário e ressecar a madeira, causando desgaste da madeira e do verniz do violão.
O recomendável é simplesmente tirar o pó com uma flanela seca, ou com algumas gotas de lustra-móveis, cuja composição é adequada para lustrar madeira.
2- Não deixar o violão à exposição do sol;
Assim como a umidade pode deformar o violão, a madeira pode se contrair ou dilatar de acordo com a temperatura ambiente, o que pode causar deformações no instrumento, que podem requerer uma reforma mais drástica.
3- Guarde-o deitado e com as cordas para cima e em local seguro e afrouxe as cordas
Apesar da composição parecer sólida, violões ainda são ligeiramente frágeis, se você pretende aumentar a duração do instrumento, opte por guardá-lo em locais seguros, podendo considerar até mesmo um case rígido como a melhor opção para prevenção de acidentes e transporte.
Vale também lembrar que a afinação do violão se dá pela tensão das cordas, com o processo de dilatação natural da madeira, as cordas podem vir a estourar ou mesmo envergar o braço do violão, então lembre-se de afrouxá-las quando não estiver utilizando o instrumento.
4- Substituição regular das cordas
Existem dois tipos de cordas mais comuns para o violão, as de nylon, adequadas para estudo, e as de aço, que são mais adequadas para uma melhor clareza de som. Em ambos os casos há possibilidade de ferrugem, que além de enfraquecer as cordas, também tem a possibilidade de disseminar doenças como o tétano.
Troque as cordas regularmente para evitar transtornos.
Agora que você sabe como cuidar do seu violão, é só soltar a criatividade!
Lembre-se que a Lojas MM sempre está à favor dos talentos e da praticidade. Confira nossos instrumentos musicais para adultos ou infantis!