Dicas para escolher a sua nova bike

Outros 18/08/2023 • 4 minutos de leitura

Dicas para escolher a sua nova bike

Conteúdo especial para você que gosta de pedalar ou que quer começar a se aventurar com uma bicicleta.

Andar de bicicleta é uma atividade indicada para pessoas de todas as idades e gêneros. É a opção ideal para pessoas que buscam um passatempo, uma atividade física ou um meio de locomoção mais econômico e sustentável.
Seja qual for o seu objetivo, existe uma bike do seu jeito! Confira alguns tipos de acordo com algumas modalidades:


Passeio e lazer
Caso seu plano seja desfrutar de passeios pelo parque ou bairro, uma escolha viável seria uma bicicleta de nível básico, sem marchas, e até mesmo com uma cestinha ou outro suporte de armazenamento para transportar seus pertences durante o passeio.


Atividade física
Se o seu objetivo é praticar uma atividade física ou até mesmo se aventurar em trilhas e estradas de barro, opte por uma bike profissional, com mais força e funcionalidades e com resistência ao barro e à água.


Mobilidade
Agora, se você planeja ter uma bicicleta para usar para locomoção, escolha uma bicicleta urbana, leve e segura, que vai te proporcionar leveza e agilidade nas pedaladas. Prefira também uma bike confortável e com frios de precisão, para ter todo o conforto e segurança durante os trajetos. Assim, você economiza dinheiro, usa um meio de transporte sustentável e, ainda, foge de engarrafamentos no trânsito.


Ciclista no trânsito

Depois de escolher sua nova bike, é fundamental conhecer as regras de trânsito para ciclistas para garantir a fluidez e a segurança de todos nas ruas.

 

  • Circulação do ciclista

O espaço prioritário para o ciclista circular é na rede cicloviária. Não tendo ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, os ciclistas podem andar na lateral da via, seguindo o mesmo sentido dos demais veículos. 
Já a calçada é proibida para a circulação dos ciclistas, sendo um espaço exclusivo para pedestres. Em caso de necessidade de subir na calçada, o ciclista deve desmontar da bicicleta e passar apenas a empurrando, tornando-se um pedestre.

 

  • Medidas de segurança

Outra regra de trânsito que se aplica para ciclista é o uso de acessórios de segurança, como a campainha, a sinalização noturna e o espelho retrovisor do lado esquerdo. Coleta refletivo, luvas, roupas claras ou chamativas e óculos para proteger os olhos não são itens obrigatórios, no entanto, complementam a segurança do ciclista nas vias.

 

  • Sinalização

As bicicletas não têm setas de direção e as leis de trânsito não especificam leis de sinalização para ciclistas, porém, é recomendado que, ao pedalar no trânsito, o ciclista sinalize gestualmente suas intenções. Por exemplo, se vai virar à esquerda, levanta levemente o braço esquerdo. Para o lado direito, o mesmo movimento com o braço direito. É uma medida que ajuda a prevenir acidentes no trânsito. Afinal, segurança nunca é demais!

Continue acompanhando o Blog MM para conferir mais conteúdos sobre rotina, saúde, bem-estar, tecnologia e dicas que vão facilitar a sua vida!