Entenda como o colchão pode afetar o seu sono

Camas e colchões 14/02/2023 • 4 min de leitura

Entenda como o colchão pode afetar o seu sono

Você anda acordando com dores ou cansado? Parece que não dormiu direito durante a noite? A culpa pode ser do seu colchão. Como qualquer item de uso cotidiano, os colchões têm um prazo de validade e, após esse período, perdem a qualidade e podem começar a prejudicar a saúde. 

No caso de um colchão velho, os problemas incluem doenças na coluna, como cifose, lordose e escoliose, e dores e tensão nos músculos, articulações e ligamentos. Os colchões velhos também acumulam ácaros e outras impurezas, podendo desencadear uma série de reações alérgicas, além de não ser muito higiênico.

Assim fica fácil entender como o colchão pode afetar o seu sono e, ainda, a sua saúde. Agora continue a leitura para saber identificar quando é o momento de trocar de colchão e evitar os malefícios de um colchão antigo.

1. Dores ao acordar

O primeiro sinal de que seu colchão está perdendo a qualidade é, após uma noite completa de sono, você acordar com dores pelo corpo, principalmente nas costas e pescoço, afinal, o sono deveria recuperar o corpo do desgaste do dia.

2. O colchão está “mole”
Se o seu colchão perdeu a firmeza e está um pouco molenga, é sinal de que as molas estão cedendo, as fibras comprimindo ou a espuma afundando. Qualquer uma dessas ocorrências será um problema, pois, desgastes de 2,5 a 5 centímetros atrapalham o suporte do colchão para o corpo e provocam dores.

3. Forma molde do corpo
Mesmos os colchões que são feitos para se modelagem ao formato do corpo devem voltar à posição original depois de um tempo. Se isso não acontece e o colchão deixa marca do corpo, indica que a espuma está perdendo a qualidade e a capacidade de se recuperar como deveria fazer, prejudicando o apoio para o corpo.

4. Desnivelamento no colchão
Conforme o tempo de uso, o preenchimento do colchão vai se deslocar em seu interior e deixar umas partes mais elevadas que outras, essas alterações no colchão podem prejudicar a capacidade de apoio do colchão, atrapalhando a qualidade do sono.

5. Crise alérgica

Se o seu colchão está velho, pode estar cheio de impurezas e alérgenos como mofo, ácaros e poeira, e o seu corpo vai sentir, causando alergia, coriza, coceira nos olhos e espirros frequentes.

Notou um ou mais desses sinais? Pode estar na hora de trocar o seu colchão! Aproveite a variedade de colchões, densidades, tipos e tamanhos na Lojas MM e recupere a qualidade do seu sono e melhore a sua saúde. Compre sem sair de casa pelo site, app ou WhatsApp e aproveite condições especiais.

Acompanhe o blog MM para ler mais conteúdos sobre casa, rotina e qualidade de vida.