A gastronomia sustentável aborda três aspectos importantes: nutrição, sustentabilidade e política social. A primeira se dá através de uma alimentação mais saudável, fundamentada em alimentos frescos e orgânicos, geralmente vindos de pequenos produtores que, com a produção em pequena escala, garantem produtos sem conversantes e mais saborosos e saudáveis.
Já a sustentabilidade se concretiza através do consumo consciente, sem desperdício, aproveitando ao máximo o que um alimento pode oferecer. Quando à política social acontece quando esses alimentos são jogados fora e deixam de alimentar milhares de pessoas, o que ainda provoca o aumento da produção de lixo e gases poluentes na atmosfera e o aumento na produção de mais alimentos, que gera gasto e impactos ambientais.
O conceito da gastronomia sustentável vem sendo disseminado desde 2016, quando a ONU estabeleceu o dia 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável, visando mudar nossos hábitos diante do aproveitamento dos alimentos, pois, segunda a própria organização, cerca de um terço dos alimentos no mundo são desperdiçados. Isso é muito desperdício!
Pensando em tudo isso e em como pequenas mudanças no dia a dia podem fazer toda a diferença, a gastronomia sustentável pode ser implementada nas casas brasileiras, inclusive a sua, sem muito esforço, e promover mais qualidade nutricional para as famílias, sustentabilidade ao meio ambiente, desenvolvimento agrícola e uma alimentação segura para todos.
Como praticar a gastronomia sustentável
O consumo consciente começa com a busca por alimentos orgânicos, de pequenos produtores e/ou comerciantes locais, além de evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, com pouco valor nutricional e que a produção implica em grande impacto ambiental, além do descarte de uma grande quantidade de embalagens plásticas.
O segundo passo é aproveitar o máximo possível do alimento, com o mínimo descarte. Isso fica mais fácil quando se trata de alimentos naturais, pois quase todas as partes da maioria dos produtos orgânicos são possíveis de consumir, como casca de frutas e legumes e raízes de alguns vegetais.
Essas práticas vão proporcionar uma alimentação mais rica em vitaminas, minerais e nutrientes em geral, além do baixo teor de gorduras, açúcares e outros ingredientes nocivos à saúde. Além disso, são boas para o meio ambiente e para o bolso do consumidor!
3 receitas da gastronomia sustentável
- Pão de casca de banana
INGREDIENTES
6 bananas inteiras com cascas
1 xícara (chá) de água
½ xícara de óleo
1 xícara de leite
1 ovo
30g de fermente fresco (para pão)
½ kg de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar
MODO DE PREPARO
Lave e pique as cascas de bananas e bata-as com água no liquidificador. Junto o óleo, o leite, o ovo e o fermento e bata mais um pouco. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a farinha e o açúcar aos poucos e, por último, coloque também as bananas em rodelas e o sal. Deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno pré-aquecido.
- Casca de batata crocante
INGREDIENTES
1 batata (comum ou doce)
1 colher de sopa de azeitei de olive
Temperos a gosto
MODO DE PREPARO
Lave a batata e descasque, retirando a casca com um pouco de batata também (aquele descascado “mal-feito”). Tempere as cascas da batata com azeite e os temperos que preferir, como páprica, orégano, sal e pimenta. Misture bem, coloque no cesto da air fryer e cozinha por cerca de 10 minutos a 180 °C.
- Quiche de talos
INGREDIENTES - MASSA
210g de farinha
140g de manteiga sem sal bem gelada
70g de água gelada
1 colher (chá) de sal
INGREDIENTES - RECHEIO
150-200g de talos do vegetal da sua preferência (ex: espinafre)
1 dente de alho grande
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 ovos
½ xícara de creme de leite fresco
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres (chá) de mostarda
Sal e pimenta-do-reino moída
MODO DE PREPARO - MASSA
Coloque a farinha e a manteiga em uma tigela grande e as misture com as mãos, de forma que a manteiga fique encapsulada pela farinha, sem misturá-las, assim, a manteiga vai derreter apenas no forno. A massa vai começar a parecer uma farofa. Então, dissolva o sal na água, acrescente à massa e misture tudo. Depois, forme uma bola, envolva em plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos.
MODO DE PREPARO - RECHEIO
Pique os talos e o alho. Refogue o alho no azeite, junte os talos e mexa bem. Tempere com sal e cozinhe até amaciar. Depois, junto a manteiga, cozinhe por mais 5 minutos e reserve.
Tire a massa da geladeira e abra-a sobre uma forma enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C e asse por 20 minutos. Enquanto isso, bata os 3 ovos, o creme de leite, a mostarda e o queijo e tempere com sal e pimenta.
Bata os talos em um processador de alimentos. Junte com o creme de ovos e bata novamente. Depois, coloque esse recheio na base do quiche, na forma, e vá espalhando devagar com a ponta de um garfo. Volte ao forno por mais 25 minutos ou até que esteja dourado.
Gostou de conhecer a gastronomia sustentável? Que tal começar a praticar na sua casa e contar com a ajuda dos melhores eletrodomésticos e eletroportáteis do mercado?