Limpeza e manutenção do ar-condicionado: como e quando fazer

Eletrodomésticos 22/01/2024 • 2 min de leitura

Limpeza e manutenção do ar-condicionado: como e quando fazer

Os dias têm estado cada vez mais quentes e todo mundo adora estar em um ambiente climatizado com aquele ar-condicionado bem fresquinho. Porém, assim como todo equipamento de uso contínuo, o ar-condicionado precisa passar por um número maior de manutenções, aumentando sua durabilidade e, acima de tudo, cuidando da sua saúde.
A Lojas MM preparou 3 dicas sobre como fazer a limpeza e a manutenção do seu ar-condicionado para que você possa continuar se refrescando sem preocupações.

1- Limpeza

A forma mais básica de manutenção, pode ser feita pelo próprio usuário. 
Os aparelhos de ar-condicionado possuem filtros que retém a maior parte das impurezas impedindo a passagem de impurezas como poeira ou até pequenos insetos. 
Assim como qualquer filtro, ele deve ser limpo ou substituído conforme a necessidade, pois o acúmulo de sujeira pode acabar danificando o aparelho e causando gastos indesejados.
A limpeza é simples, idealmente consiste na remoção do painel frontal e passagem de um pano limpo nesse filtro ao menos uma vez por mês. O pano pode estar umedecido em água e detergente neutro ou, caso prefira, você pode utilizar um aspirador de pó. Após a limpeza deixe os filtros secando à sombra e aguarde para reinstalá-los.
Caso a limpeza com o pano não seja suficiente, o ideal é chamar um técnico para a manutenção necessária.


2- Manutenção preventiva

A forma mais comum e recomendada de manutenção é a preventiva, podendo também ser chamada de manutenção agendada, consiste em seguir as recomendações de manutenção dadas pela fábrica. Ela pode ser feita idealmente a cada seis meses ou até no período máximo recomendado de um ano.
A manutenção preventiva é importante pois pode identificar falhas que levem à parada de funcionamento e até mesmo danos irreversíveis. É a forma de manutenção ideal para o orçamento, podendo ser agendada previamente com o técnico.

3- Manutenção profissional corretiva

Esta é a forma de manutenção que você faz quando tudo já deu errado. O aparelho parou de funcionar ou já não está funcionando como deveria e suas escolhas se limitam a chamar um técnico ou passar calor.
Neste caso, pode ser necessária a substituição de alguma parte do equipamento ou dele por inteiro.
Uma recomendação é sempre ficar de olho na garantia do aparelho, às vezes valendo a pena adquirir a garantia estendida, evitando gastos maiores.


Ainda não tem um ar-condicionado? A Lojas MM tem uma variedade de aparelhos perfeitos para deixar seus ambientes mais frescos e confortáveis.