Mudança de casa: aprenda como organizá-la sem ter dor de cabeça

Dicas 04/08/2023 • 5 min de leitura

Mudança de casa: aprenda como organizá-la sem ter dor de cabeça

Faça a sua mudança de forma estratégica e curta mais o momento de estar entrando no seu novo lar

Mudar é uma jornada incrível, e fazer a mudança do seu ambiente físico não seria diferente, por isso, muitas pessoas tratam esse momento como recomeço e estão certíssimas sobre essa afirmação, afinal mudar de casa traz a reflexão do que deve ou não ficar na sua vida.  

No entanto, toda e qualquer mudança traz desconforto, como essa do ambiente que você mora, que se não for feita de forma estratégica, acaba trazendo desordem e caos. Pensando nisso, para te ajudar nesse momento, que deve ser apreciado, trouxemos dicas incríveis para você curtir mais e se estressar menos, confira.

  • Desapegue 

Quando você decidir mudar de casa, comece fazendo um bom desapego em todos os cômodos, assim, com certeza, você encontrará objetos que não farão sentido você levar para seu novo lar. O ideal é que você faça esse processo logo que saiba a data da mudança, pois, dessa forma, você só embala o que será útil para a nova casa. 

Além disso, você pode classificar seus desapegos em 3 categorias: venda, doação e descarte. Ao fazer o desapego com antecedência, dá tempo de anunciar os itens para venda, levar outros para doação e fazer o descarte correto dos quais não terão mais utilidade nessa nova fase. 

  • Organize por categorias e cômodos 

Na hora de empacotar a mudança, não economize em fitas adesivas, plástico bolha e caixas de papelão reforçadas para garantir que tudo chegue em segurança e inteiro para a casa nova. Também é essencial que faça o empacotamento por cômodos e categorias, sinalizando em cada caixa essas informações. 

Assim, facilitará tanto na organização da pré-mudança quanto na pós-mudança, pois você poderá direcionar cada caixa para seu devido lugar e, também, quando for guardar uma determinada categoria, fará de modo único, pois estarão concentrados em apenas um lugar. 

  • Contrate um transporte qualificado 

Por fim, não deixe de contratar uma empresa especializada em mudanças, garantindo que seus móveis serão desmontados e montados, além deles fazerem um dos serviços mais “pesados”, que é o carregamento das peças e montagem, isso te livrará de algumas funções, podendo focar na organização dos itens pessoais. 

No entanto, pesquise e peça referências de empresas nesse segmento, para que sua mudança seja tratada com cuidado, sem prejuízos pelo caminho. Verifique, também, valores do transporte e dos ajudantes da empresa, combine o pagamento antes do serviço acontecer para evitar cobranças de taxas extras. 

-
Sem dúvidas, uma mudança de casa gera trabalho, mas, se você seguir essas dicas, verá que o processo ficará muito mais fácil e organizado, além de não ter aquela dor de cabeça para mudar. Por isso, se você quiser mais dicas como essa, para deixar sua vida mais prática e leve, acompanhe nosso blog, ele tem publicações semanais que podem auxiliar na sua rotina. 

Até a próxima!