Saiba como identificar a hora de trocar os pneus do seu carro

Outros 14/02/2023 • 3 min de leitura

Saiba como identificar a hora de trocar os pneus do seu carro

Todas as peças e equipamentos de um veículo são fundamentais para garantir a segurança na estrada, por isso, é imprescindível que tudo esteja em ordem e dentro dos prazos, e isso é responsabilidade do motorista, que pode ser uma multa e/ou perder pontos na carteira caso negligencie as revisões, manutenções e trocas referentes ao veículo. 

No caso dos pneus, se ficarem carecas, é considerada uma infração grave, resultando em cinco pontos na CNH do motorista e uma multa. A PRF estima que cerca de 20% dos acidentes ocorrem por desgaste nos pneus. Portanto, é fundamental estar de olho nas condições dos pneus e garantir que estejam em dia, entretanto, se você não sabe como identificar a vida útil e a hora certa de trocar os pneus do seu carro, veja a lista de situações e sinais a seguir.

1. Rotina de uso do carro

 

O tempo da vida útil do pneu depende diretamente de como o carro é usado. Se o veículo é usado para trabalho, carregando equipamentos, rodando em estradas e rodovias ou até mesmo transportando pessoas através de aplicativo de corrida, o desgaste dos pneus vai ser maior em menos tempo.

2. Índice Tread Wear Indicator (TWI)


Esse índice mostra um número que vai na lateral do pneu e indica a velocidade que ele se desgasta. É uma forma de avaliar a relação de durabilidade e das condições em que o pneu é exposto. Em resumo, serve para ver se os pneus estão carecas - principal indicador de que está na hora de trocá-los. O número do TWI fica ressaltado na borracha, visto dentro dos sulcos, em geral, de 1,6 milímetro de altura. Se o TWI estiver alinhado com o restante da banda de rodagem, ou seja, o ponto desgastado do pneu encostar no TWI, significa que o pneu precisa ser trocado. Pois, nessa situação, o risco de aquaplanagem aumenta muito, lesando a segurança na estrada. 

3. Defeito aparente


Além do pneu ficar careca, também podem existir alguns problemas bem nítidos visualmente, como rasgos ou bolhas na borracha. Nesses casos, o defeito é claro e apresenta insegurança durante a condução do veículo. Por isso, é fundamental trocá-lo quanto antes.

 

Para ter uma média geral, os pneus costumam ter um prazo de validade de cinco anos. Então, antes do fim desse período, comece a ficar de olho nas condições dos seus pneus para não circular com eles desgastados, correndo risco nas estradas. Quando precisar trocar, conte com a linha automotiva da Lojas MM e condições especiais de pagamento, para ficar em dia com a segurança.