Os móveis são o coração da casa, são eles que compõem os ambientes de forma decorativa e, principalmente, usual, agregando beleza, conforto e harmonia aos cômodos. Entretanto, assim como qualquer produto, os móveis têm uma vida útil, que ocasionalmente vai chegar ao fim.
A frequência e formato de uso impactam bastante na durabilidade de um móvel. Por exemplo, um sofá na sala de estar, usado apenas eventualmente, vai durar bem mais que um sofá disposto em frente a TV, usado por toda uma família diariamente. No entanto, é possível ter uma média do período recomendado para usar um móvel e ainda ter a qualidade e segurança durante o uso, como, por exemplo, uma cama, que pode ter o estrado danificado e, consequentemente, oferecer risco para quem a utiliza.
Para ter uma média da vida útil dos principais móveis, confira essa estimativa do The Spruce:
- Colchão - de 5 a 10 anos
- Cadeira - de 7 a 10 anos
- Sofá - de 7 a 15 anos
- Cômoda - de 10 a 15 anos
- Escrivaninha - de 10 a 15 anos
- Mesa - de 15 a 20 anos
- Cama - de 15 a 20 anos
Essas são recomendações bem generalizadas, pois cada móvel tem orientações específicas, conforme modelo e fabricante, que precisam ser consideradas. Mas, no modo prático, você pode notar sinais que os seus móveis dão quando estão na hora de serem trocados.
1. Sofá
O primeiro sinal de que está na hora de comprar um sofá novo é o tecido desgastado, desbotado e, às vezes, até rasgado. Além disso, as almofadas podem estar cedendo e os assentos e apoio da lombar afundados e desconfortáveis.
2. Cama e colchão
Você acorda com dor no corpo? O sono é o momento de descanso e recuperação, então, se você acorda com dor, provavelmente o seu colchão não proporciona mais o suporte necessário para o corpo. Além disso, a espuma e os tecidos do colchão acumulam ácaros e outras impurezas ao longo do tempo, que pode prejudicar a sua saúde. Já a cama perde a estabilidade, começa a ficar bamba ou ceder no estrado, correndo até mesmo risco de quebrar.
3. Guarda-roupa, cômoda e escrivaninha
Sabe aquela porta que não fecha direito ou aquela gaveta que emperra na hora de abrir e de fechar? Esses são sinais claros que o móvel não é mais o mesmo e precisa ser trocado.
Além desses sinais, o principal aspecto para notar se o móvel ainda está bom é a usabilidade no dia a dia. Afinal, é fundamental que o móvel sirva para aquilo que ele existe, como um sofá, por exemplo, que precisa oferecer conforto e suporte com segurança.
Se estiver na hora de comprar móveis novos, conte com as condições especiais da Lojas MM, especialista em móveis, e compre pelo site, app, WhatsApp ou na loja física mais próxima.