O colchão afeta diretamente a vida, o humor e a saúde através da qualidade do sono, pois, dormir bem é fundamental para que o dia seja produtivo, feliz e agradável. Ninguém merece acordar com dor na coluna e a sensação de que não descansou direito, né? Mas isso pode acontecer se estiver na hora de trocar o seu colchão.
Assim como qualquer produto, os colchões têm prazo de validade e, com o tempo de uso, podem ficar deformados e apresentar desgastes que podem prejudicar a sua saúde com problemas como:
- Doenças na sua coluna, como a cifose (corcunda), lordose (arco lombar curvado) e a escoliose (entorta a estrutura da coluna);
- Dores nas costas e musculares, tencionando os músculos, articulações e ligamentos;
- Reações alérgicas com o acúmulo de ácaros e outras impurezas em colchões antigos.
Além disso, veja a seguir alguns sinais que o seu colchão ou o seu corpo podem apresentar para saber se está na hora de trocar o seu colchão.
- O colchão está “mole”
Se o seu colchão não está mais tão firme quanto costumava ser, pode indicar que as molas estão cedendo, a espuma afundando ou as fibras comprimindo. Desgastes de 2,5 a 5 centímetros parecem pouco, mas já são bastante para atrapalhar o apoio do colchão para o seu corpo.
- Fica marca do corpo
Alguns modelos de colchões são projetados para se modelarem ao corpo e à posição em que você dorme, mas a espuma deve voltar ao normal depois que você se levanta. Se isso não acontece, é porque a estrutura da espuma está se quebrando e perdendo a qualidade e a capacidade de se recuperar, prejudicando o suporte ao corpo.
- Deformidades no preenchimento do colchão
Com o uso do colchão, é normal que o preenchimento se desloque no seu interior e deixe algumas partes mais elevadas do que outras. No entanto, esse desnivelamento pode diminuir a capacidade de apoio do colchão e prejudicar o seu sono e bem-estar.
- Acorda com dores
Uma noite de sono serve para que nosso corpo se recupere do cansado do dia a dia, aliviando tensões e dores. Porém, se você acorda ainda com dores ou até mais do que quando foi dormir, é sinal de que o seu colchão não está proporcionando o apoio adequado para áreas como o pescoço, lombar e quadris.
- Crise alérgica na hora de dormir
Se quando você se deita, a alergia ataca, o nariz escorre, os olhos coçam e você espirra sem parar, o problema pode estar no seu colchão, que acumula alérgenos como mofo, ácaros e poeira.
Se essas situações acontecem com você, está na hora de trocar o seu colchão! Aproveite para encontrar um modelo do seu jeito no Feirão de Colchões e ainda contar com condições exclusivas. Cuide da qualidade do seu sono para ter uma vida melhor!