Um pet é uma companhia sincera e fiel, e quem tem um sabe como é bom chegar em casa e ser recebido com a alegria e o carinho de um animalzinho. No entanto, ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade, exige garantir a saúde e o bem-estar dele todos os dias, além disso, é preciso conciliar a qualidade de vida dele com os cuidados na sua casa para preservar os móveis.
Pensando nisso, separamos alguns cuidados e adaptações para que você consiga garantir um espaço adequado para o seu animal de estimação e conservado para você.
1. O seu pet precisa de um espaço próprio
O seu animalzinho tem um lugar próprio para dormir e brincar? Se não, ele mesmo vai escolher onde fazer as atividades, podendo ser no sofá, na cama ou outro lugar que você não gostaria. Então, disponibilize caminhas e cobertores e defina um lugar onde ele pode ficar e entender que aquele espaço é dele. Pense também que esse lugar precisa ser perto de onde você costuma ficar, afinal, ele vai querer ficar no mesmo ambiente que você.
2. Compre brinquedos
Um pet é como uma criança, precisa brincar, se divertir e gastar energia para ficar bem e feliz. Então, se ele não tiver brinquedos para fazer isso, vai acabar brincando com as suas coisas e até danificando os seus móveis, como morder o pé da cadeira ou arranhar o sofá.
Disponibilize brinquedos e, se possível, crie um espaço interativo para que ele se divirta e esqueça os seus móveis.
Para os gatos, por exemplo, ofereça arranhadores, para que eles possam afiar as unhas e não arranhem o seu estofado. Se o seu gato já costuma arranhar o sofá ou outro móvel, faça uma adaptação, coloque um arranhador perto desse móvel para que ele vá mudando o foco.
3. Seu animalzinho precisa passear
Com gatos, tem exceções, mas geralmente essa dica não se aplica. Entretanto, se você tem um cachorro, precisa sair com ele para passear ao menos uma vez por dia, pois é a melhor forma dele gastar energia, fazer uma atividade física, ter um momento da sua atenção e, ainda, voltar para casa calminho e sem vontade de destruir as suas coisas e os seus móveis. Afinal, se ele estiver com energia acumulada, vai achar um jeito de gastá-lo sozinho.
4. Faça uma adaptação na sua casa
Um sofá de tecido com fios fáceis de serem puxados será facilmente destruído por um gato determinado a arranhá-lo. Mas, por exemplo, um estofado de corino ou lona tem mais resistência às unhas e mordidas dos pets, além disso, esses materiais facilitam a higienização do móvel e não acumulam pelo. Por isso, uma opção é adaptar os móveis da sua casa para que seus pets fiquem confortáveis e você não fique estressado.
Precisa de um móvel novo com mais qualidade e durabilidade para resistir às brincadeiras do seu pet? Encontre na Lojas MM, grande variedade em móveis com condições facilitadas e, ainda, a possibilidade de comprar sem sair de casa, pelo site, app ou WhatsApp.
Acompanhe nosso blog para conferir mais conteúdos sobre rotina, casa e estilo de vida.